Fisioterapia: Reabilitação da Paralisia Facial
Fisioterapia: Reabilitação da Paralisia Facial
A reabilitação é lenta e minunciosa, isto em função das patologias e dos testes musculares.
Ela deve ser diária
Ela pede ao paciente muito controle na frente do espelho
Ela exige uma concretração importante que poderá ser traduzida como uma lentidão e fadiga
Ela deve ser feita de manhã e à tarde na medida do possível
Em geral a massagem não deve durar mais que 15 minutos e, os exercícios, só o fisioterapeuta vai dizer a duração do tradução do e principalmente do repouso.
A quantidade de exercício será em função do teste muscular feito pela fisioterapeuta.
Os movimentos orientados pela fisioterapeuta devem ser executados lenta e progressivamente, na amplitude e no número de contrações indicadas .
Reeducação facial é uma forma de reabilitação que inclui manipulação dos músculos faciais, exercícios específicos e eletromiografia de superfície para biofeedback. Uma avaliação de três áreas principais contribui para direcionar o tratamento de forma efetiva:
Simetria deficiente
Danos funcionais devido a atividade muscular inadequada.
Expressão facial comprometida (sorriso, aborrecimento, etc..)
Exercícios com movimentos específicos podem ser usados (elevar a sobrancelha levemente, franzir o nariz de forma simétrica, etc..) no trabalho com os específicos grupos musculares. O treino através de eletromiografia de superfície para biofeedback se dá através de EMG computadorizado com vários canais para melhorar o controle dos movimentos faciais. Em muitos dos casos, o que era um movimento automático passa a ser algo que tem que ser aprendido.
Relaxamento da atividade muscular hiperativa pode ser tratada através de uma variedade de exercícios específicos e técnicas de manipulação. Como resultado da re-inervação caótica a sinsinesia, movimentos em massas e co-contração aparecem freqüentemente após a recuperação. Exercícios específicos podem ajudar a reduzir esse problema que freqüentemente é percebido como tensão dos músculos faciais, contração involuntária do canto da boca, ou ainda fechamento do olho durante o sorriso.
FONTE: https://www.facafisioterapia.net/