USO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA FISIOTERAPIA
USO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA FISIOTERAPIA
O homem ao longo de sua história sempre esteve em atividade, pra se defender, caçar, se locomover, para qualquer atividade, desde da era primitiva, o movimento era presente e essencial.
Em épocas de grandes guerras começou-se a era de treinamentos, uns intuitivos e outros com focos e desenvolvidos diretamente para a formação de soldados mais fortes e eficientes.
Não apenas para guerra, para qualquer trabalho de construção, criação mecânica, longas travessias nômades, o movimento estava presente, então podemos dizer que nossa constituição foi feita a partir do movimento para o movimento.
Ao longo do tempo por razão do desenvolvimento, até chegar nos dias atuais, hoje paramos de nos movimentar da forma dantes conhecida, já não precisamos caçar pra comer, compramos comida de fast foods, temos carros, metrô, escadas rolantes , ficamos ao poucos estagnados e como conseqüência sedentários.
O sedentarismo e remetido a inúmeras doenças relacionadas, obesidade, diabetes, cardiopatias, com uma soma altíssima de perdas para o governo e empresas privadas, gastos com internações e tratamentos médicos, afastamentos do emprego, incapacitação e até mesmo óbitos.
Pensando nisso a mais ou menos duas décadas foi desenvolvido nos Estados Unidos, um treinamento onde se trabalha o corpo em sua totalidade, como um todo em vez do movimento fechado, ou o músculo específico da malhação tradicional.
Esse treinamento inteligente, busca otimizar o indivíduo pra ter uma melhor autonomia sobre seu corpo, tornando-o mais eficiente e funcional.
A vantagem desse método é atender tanto o indivíduo mais condicionado como o indivíduo comum, criando um ambiente dinâmico e desafiador.
O treinamento funcional é formado através da junção de seis qualidades físicas :
- Força
- Velocidade
- Coordenação
- Flexibilidade
- Equilíbrio
- Resistência
Usando treinos que combinam essas qualidades, buscamos trabalhar os movimentos , dando ênfase nas articulações, utilizando exercícios multi-planares e multi-articulares, o mais perto possível do movimento natural ou específico, obedecendo algumas especificações:
- Integração: integrando todas as qualidades físicas da forma a enriquecer e evoluir o indivíduo em seu físico, dando-lhe um corpo mais eficiente.
- Específicidade: combinando exercícios com maior proximidade possível do esporte ou movimento primário.
- Estabilização: trabalhamos a propriocepção através do equilíbrio e estabilidade articular, a profilaxia, buscando a forma salutar dantes perdida e trabalhando de forma eficiente o chamado CORE, ou centro de força do corpo, músculos que compreende as regiões do quadril, abdome e dorsais.
- Individualidade: o treinamento é desenvolvido com base em uma avaliação física, buscando o grau de funcionalidade e condicionamento de cada um. A partir dessa primeira interação, é possível gerar um treino de acordo com suas reais necessidades e espectativas .
Tanto para o atleta, quanto para o indivíduo comum, terceira idade e crianças, o treinamento funcional trás inúmeros benefícios, dentre eles:
- uma locomoção mais eficiente
- fortalece e protege as articulações
- maior estabilidade articular e da coluna vertebral
- melhora na capacidade de realização de tarefas diárias
- melhora da postura
- melhora da capacidade atlética
- previne lesões
- emagrecimento
- dinamismo
-atividade altamente desafiadora, entre outras.
FONTE:https://www.2studio.com.br/funcional.html